quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Hortas Comunitárias


Você sabia que pode existir uma horta/pomar comunitário bem próximo ao local onde você mora?

Essa é uma das iniciativas que pessoas como eu e você podemos fazer para melhorar nossas relações com nossos vizinhos, com a nossa saúde física e mental e com a forma com que nos relacionamos com a nossa alimentação e o meio ambiente.
Alguns grupos de pessoas já começaram a implantar essa idéia a pouco mais que 2 décadas, aqui em Brasília. Você pode observar várias árvores frutíferas plantadas nas áreas verdes próximas a prédios e a casas por toda asa sul, asa norte, cruzeiro...
Horta Comunitária na Praça do Ciclista, em São Paulo
Outros lugares mais novos como Águas Claras, por exemplo, criaram grupos virtuais para se reunirem e se organizarem no plantio e manutenção de hortas plantadas nas áreas comuns, públicas.
Esse é um trabalho bem gostoso, do início ao fim e pode render muitos frutos como: novas amizades, maior consciência ambiental, alimentação natural livre de agrotóxicos, comer apenas as frutas da estação, ter compromisso com o futuro, economizar na feira.
Procure alguma já existente e se informe como participar ou junte alguns vizinhos e criem a sua!
Aqui vão sugestões de grupos do Facebook onde podem encontrar mais informações:

Horta Comunitária de Águas Claras














Horta da 114 Sul








Horta Comunitária de Brasília


Horta Comunitária do Sudoeste


Horta Comunitária do Itapoã

2 comentários:

  1. O Sítio Geranium é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos (aqueles cultivados sem agrotóxicos e outros defensivos agrícolas químicos), que são conhecidos também como produtos agroecológicos. O Sítio funciona como um espaço vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma Cultura da Sustentabilidade, fundamentada no grande leque aberto pela Agroecologia e pela Permacultura (a cultura da permanência).
    http://www.sitiogeranium.com.br

    ResponderExcluir
  2. Em Brasília:

    http://www.thegreenestpost.com/terminal-de-onibus-cria-horta-organica-para-funcionarios/

    ResponderExcluir