terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como tudo começou...

Vou contar um pouco sobre de onde surgiu minha idéia para começar esse blog:


Eu sou uma pessoa que sempre gostou de desenvolvimento sustentável e a preocupação com o futuro do nosso planeta. 
Minha consciência ecológica começou logo aos 8 anos quando eu pedi para minha mãe comprar um livro sobre esse assunto e foi como eu descobri o que as pessoas deveriam fazer, isso foi no ano de 1992, como cuidar mais da nossa natureza, reciclar nossos lixos, e nele falava sobre como se tornar parte do Greenpeace e da WWF. Até fiz minha carteirinha no Greenpeace.



Li algumas revistas dedicadas ao Eco92, percebi que tínhamos que ter pressa e tomar uma providência o quanto antes! Nosso planeta já não conseguia aguentar o nosso nível de exploração constante e desenfreado.

Mas à medida que fui observando as pessoas à minha volta eu ia me frustrando cada vez mais, as pessoas ainda jogavam lixo no chão (e ainda jogam)! Ninguém entendia que precisávamos separar nosso lixo, que podíamos reaproveitar boa parte dele…

A consciência ecológica era algo que pra mim ficou muito claro: só existe em livros, em historinhas para crianças. Na "vida real" ninguém realmente fazia algo que tivesse um impacto real para diminuir ou cessar nosso consumo predatório. Eu me sentia sozinha, uma criança totalmente impotente para mudar um mundo inteiro.

Em meio a essa grande frustração outras se somaram e eu fui crescendo e desacreditando que um dia algo poderia ser feito, até porque eu achava que estávamos fadados a morrer de fome e sede e sem abrigo, depois de soltar mais algumas bombas nucleares em guerras sem propósito algum a não ser a adrenalina e o controle do poder.

Com isso, fui desenvolvendo uma certa apatia e descrença que fez com que eu me afastasse dessa temática por muitos anos.

Porém de alguns anos para cá, permiti-me dar nova chance a essa velha paixão. De maneira tímida ainda: literaturas e movimentos sobre a sustentabilidade, ativismo virtual, separação de lixo, roupas de segunda mão, preferência por produtos orgânicos e biodegradáveis.

Por algum tempo isso era suficiente para mim. Mas algo dentro de mim ansiava por muito mais. Foi então que me deparei com a seguinte situação: queria ser mais ativa no meu cotidiano, optando pelas melhores ações que promovessem o menor impacto no meio ambiente e ainda assim vivendo confortavelmente e utilizando menos dinheiro na minha manutenção de vida (para sobrar dinheiro para aplicar nos meus sonhos e projetos…) mas eu não sabia como! Nem por onde começar…

Eu já tomei conhecimento de verdadeiros centros de concentração do que há de melhor na proposta de sustentabilidade, em várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e várias outras, mas há uma carência enorme disso aqui no DF e Entorno. Não que não existam opções, as opções existem mas tudo está tão diluído e isolado que me percebi também isolada. Me dei conta que nem conheço tantas outras pessoas e nem fornecedores que amam esse tema tanto quanto eu. Mas eu não conhecer não significa que não existam.

Então, assim surgiu essa idéia do blog e o objetivo principal dele é unir pessoas que estão buscando como aplicarem na prática seus anseios sustentáveis com a preocupação com a SAÚDE (pessoal, familiar, do planeta, do bolso) e onde podem encontrar o que procuram, onde, quando e quais são os eventos como "bazares do troca" e mais coisas como: construir uma nova casa com os princípios da Permacultura, comprar produtos e alimentos alinhados com esse valor.

Tudo aqui no DF e no Entorno.

Sucesso para todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário