domingo, 25 de outubro de 2015

Grupos de Consumo Responsável - Parte 3

Olá ambientalistas do meu <3!

Essa é a parte 3 do post do Nosso Mundo Orgânico sobre como você pode fazer a sua parte! Cedido colaborativamente pela incrível Bianca Pulice, confira:

Grupos de consumo responsável - Parte 3


POR QUÊ OPTAR PELOS ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA SUSTENTADA PELA COMUNIDADE/GRUPOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL?
1. Produção orgânica / Alimentos frescos: garantia de alimentos saudáveis, sem venenos, produzido por pessoas comprometidas e profissionais que garantem frescor e vitalidade aos alimentos.
2. Fazer parte: a cada ano você renova seu compromisso como co-responsável pela produção de alimentos da sua família podendo fazer parte da produção, ajudando a tomar decisões, participando da troca de informações em reuniões presenciais e/ou virtuais.
3. Preço justo: os alimentos orgânicos ou biodinâmicos produzidos nas CSA, não são mais caros. Na maior parte do ano a produção chegará aos associados/cotistas a um custo menor que os seus equivalentes orgânicos no mercado (e às vezes com preço menos do que os convencionais!), alinhando investimento em saúde e apoio ao produtor local, porém com o justo e necessário compartilhamento de riscos (perda da colheita, seca etc).
4. Hábitos alimentares: a oferta de novos produtos e receitas de preparação renovarão o seu cardápio com novas cores, sabores e formas diferentes do cardápio tradicional.
5. Educação na prática: possibilidades de conhecimento da natureza e do alimento para seus filhos e familiares, abrindo caminho para o aprendizado na prática.
6. Cidadania: seja um agente de mudança contribuindo solidariamente com a agricultura orgânica, permitindo que o produtor rural permaneça em sua área de produção,assegurando áreas verdes próximas da cidade, trazendo uma maior segurança financeira ao produtor que pode se dedicar integralmente àquilo que mais sabe fazer: produzir.
7. Da terra ao prato: o produtor sabe para onde vai e quem consome a sua produção, gerando um sentimento de responsabilidade pela saúde dos seus consumidores e fidelidade mútua. O chamado circuito curto de distribuição de alimentos orgânicos assegura a quase eliminação de desperdício, diminuição do emprego de energia desde a colheita até o consumo.
8. Economia associativa: conheça uma nova economia baseada em responsabilidade sócio-ambiental, compartilhamento de riscos, trabalho e planejamento em grupo saindo da relação convencional de perde-ganha e ingressando na relação do ganha-ganha.
9. Estudo e Pesquisa:o sistema de CSA permite amplo acesso à participação de estagiários e pesquisadores no sistema produtivo e de comercialização.
10. Celebração: resgate de eventos cíclicos, participação direta nos ritmos de um sítio orgânico, festividades, colheita, solstícios resgatando o espírito e conhecimentos típicos de comunidades rurais.
11. Responsabilidade: conheça a origem do seu alimento e alimente apenas aquilo que você conhece e confia.
12. Diminuição do desperdício: a cada dez alimentos produzidos seis são perdidos durante as etapas de distribuição (transporte). Com a entrega direta ao consumidor, reduz-se o desperdício durante o transporte para praticamente zero.
Para se ter uma ideia, os EUA têm mais de 2.500 CSAs, a maioria localizada nas proximidades dos centros urbanos. No Brasil não temos o número exato ainda, mas posso citar alguns deles: Compras Coletivas Ecossolidárias (Florianópolis/SC), SISCOS (Alta Floresta/MT), Rede Ecológica (Rio de Janeiro/RJ),ComerAtivaMente (São Paulo/SP), Associação de Integração Campo Cidade – MICC (São Paulo/SP),Consumo Consciente ABC (S. Bernardo do Campo/SP), Coletivo de Consumo Rural Urbano (Diadema/SP),CSA Brasil (Bauru/SP), CSA São Carlos (São Carlos/SP), Recore (Limeira/SP), Rede Guandu(Piracicaba/SP), Direto da Roça (Piracicaba/SP), Trocas Verdes (Campinas/SP), Rede Agroecológica Caiçara(Ubatuba/SP), Rede Terra Viva (Belo Horizonte/MG), Raízes da Mata (Viçosa/MG), RedeMoinho(Salvador/BA), Feira Agroecológica do Benfica (Fortaleza/CE), Rede Tapiri (Manaus/AM) – se conhecer mais algum, por favor mande uma mensagem ou deixe um comentário que incluo aqui na lista!
Alguns desses grupos fazem parte do vídeo abaixo produzido pelo MUDA (Movimento Urbano de Agroecologia) em parceria com o Instituto KairósNo canal do Kairós no Youtube tem o vídeo de cada uma dessas redes citadas acima e também outros vídeos sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário