quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Grupos de Consumo Responsável - Parte 1

Olá queridos econsumidores!

Esse blog está um pouco parado, mas nossa página no face está super ativa! Já curtiu?

Navegando pelo facebook me deparei com uma postagem incrível e maravilinda do Nosso Mundo Orgânico, feita pela querida Bianca Pulice. É incrível como ela consegue traduzir em palavras um dos objetivos primordiais do SustentabiliDF!

Pedi para compartilhar aqui a postagem dela, dividindo em partes, mas vocês podem conferir na íntegra aqui.


Grupos de consumo responsável - Parte 1


Venho batendo na tecla há um tempo de que o consumo responsável pode mudar nossa relação com a natureza e ser a salvação do nosso planeta.
Saber a origem dos produtos que consumimos é nos responsabilizarmos por toda a cadeia de produção por trás desse produto. Afinal, ninguém quer contribuir com o sofrimento dos animais (ou a extinção deles), com a escravidão e condições péssimas de trabalho das pessoas, com o uso indiscriminado de veneno nos alimentos, com a poluição do meio ambiente, né?!
Mas eu sei, a vida corrida da “cidade grande” nem sempre deixa tempo suficiente para pesquisarmos sobre os fornecedores, produtores, para lermos os ingredientes daquilo que consumimos… pois é, mas deveríamos ter tempo para fazer isso.
A indústria da moda, por exemplo, é uma das que mais causam problemas e impactos sócio ambientais. A fabricação de algumas roupas usa produtos químicos altamente poluentes, muita água é jogada fora, algumas grandes empresas já foram acusadas e culpadas por ter escravos ou pessoas trabalhando em condições análogas a escravidão… e a sujeira toda é quase sempre varrida para debaixo do tapete e o consumidor final muitas vezes nem imagina que a peça de roupa que custou tão caro na loja carrega histórias tão tristes. Se não acredita nisso tudo, veja este vídeo explicando que 50% das águas na China são impróprias para o contato humano graças a poluição gerada pelas indústrias de roupas, tecidos, eletrônicos etc. Ou veja abaixo o trailer de uma série norueguesa com 5 episódios sobre o choque de blogueiros de Moda ao conhecer fábricas de roupas no Camboja.

Não é apenas da indústria da moda que estou falando. TUDO o que consumimos traz consigo uma bagagem. (E pode incluir nessa lista informações, religião, livros, conversas etc!).
Podemos (e somos) responsáveis pelo desmatamento, pela morte e sofrimento de animais, pela situação de miséria e fome de outras pessoas, por ainda existirem escravos, trabalho infantil, pelas mudanças climáticas…. (a lista é longa).
Não adianta comprar um produto chinês (ou de qualquer fornecedor sem escrúpulos) porque é mais barato e fingir que não sabe de nada pra ficas com a consciência limpa. Não alimentar toda essa indústria que está destruindo o nosso planeta, a nossa casa é totalmente nossa responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário